segunda-feira, 28 de novembro de 2011

RELATO DE EXPERIÊNCIA

RELATO DE EXPERIÊNCIA
APRESENTAÇÃO

A construção e execução dessa atividade teve origem à partir das reflexões de HORTA, em seu texto “Educação Patrimonial”, Nesse sentido foi desenvolvida uma atividade com 15 alunos de uma escola municipal, com o objetivo de fazê-los identificar as heranças culturais deixadas pelos africanos. Nessa perspectiva, foram desenvolvidas atividades de leitura e interpretação de texto, confecção de instrumentos musicais, bem como apresentações de danças.
MÉTODOS E TÉCNICAS
                A atividade foi aplicada em 3 dias de aula.  No 1º dia, foi colocado um samba para que os alunos escutassem, depois perguntei se eles conheciam aquele ritmo, e qual era a origem do samba. Em seguida, após vários questionamentos, os alunos receberam e responderam a uma atividade com palavras cruzadas, composta por heranças culturais deixadas para o Brasil. No 2º dia alguns alunos trouxeram escritos alguns nomes de heranças culturais que pesquisaram, além disso, construímos os instrumentos musicais com os materiais trazidos pelos alunos: garrafa pet, caroços de milho e feijão, cordão, latas de leite, saco plástico, etc. No segundo horário, 4 alunas ensaiaram um pouco, uma dança com a música “Mama África”, e  6 alunos testaram os instrumentos confeccionados, criando um ritmo parecido com o samba. No último dia, no 1º horário, ensaiamos mais uma vez o que ia ser apresentado. Durante a culminância, a professora falou um pouco sobre os costumes brasileiros que são heranças dos africanos e a turma apresentou a dança e o ritmo tocado com os instrumentos confeccionados.
RESULTADOS E DISCUSSÕES
                No intuito de fazer com que os alunos identificassem quais foram as contribuições culturais africanas para a formação do povo brasileiro, após algumas perguntas feitas, percebi que alguns deles imaginavam que herança cultural era apenas monumentos, prédios e peças antigas. Não relacionavam os costumes como sendo herança deixada por um povo, acreditavam que só aquilo que é objeto e podia ser tocado é que seria uma herança cultural. Entretanto, alguns alunos foram percebendo que, herança cultural também é aquilo que se pode expressar na dança, na música, na religião e mesmo em objetos como os instrumentos musicais de origem africana. Na culminância, que aconteceu na semana da Consciência Negra, os alunos apresentaram  a dança e os ritmos ensaiados e falaram das contribuições que estavam sendo mostradas. Apenas uma dificuldade visível foi a indisciplina de alguns alunos durante as apresentações.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
                Observei o quanto foi proveitoso para os alunos, reconhecerem as contribuições  que os escravos africanos deixaram para a formação do nosso povo. O trabalho mostrou a importância que os negros tiveram para a formação da cultura do  Brasil e temas como estes deveriam ser sempre trabalhados nas escolas.
BIBLIOGRAFIA: HORTA, Maria. Educação Patrimonial. Disponível em: http// www .tvebrasil.com.br/solto/boletins2003/ep/index.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário