quarta-feira, 30 de novembro de 2011

PLANO DE AULA

ATIVIDADE DE AVALIAÇÃO  2ª V.A (Modificado)
PLANO DE AULA
BASEADO NAS IDEIAS DO TEXTO: Educação Patrimonial
(Autora: Maria de Lourdes Parreiras Horta)
DISCIPLINA: História
TEMPO ESTIMADO: 3  aulas ( 12 hs)
SÉRIE: 4º
CONTEÚDO:  As contribuições da cultura africana para o Brasil.
OBJETIVO GERAL:  Identificar as contribuições africanas na formação cultural e na identidade do povo brasileiro.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
*Ler e interpretar um texto que mostra alguns aspectos da cultura africana e sua influência no Brasil;
*Confeccionar alguns instrumentos como tamborim e reco-reco, que serão utilizados em apresentação para outras turmas;
*Apresentar uma dança africana utilizando os instrumentos musicais confeccionados na  sala;
PROCEDIMENTOS:
Primeiro dia
1ª etapa: Será levado à sala um gravador contendo um CD com músicas de samba. Os alunos irão escutar a música sem que sejam feitos nenhum questionamentos prévio;
2ª etapa: Após  o término da música serão feitas algumas perguntas aos alunos como: “Quem conhece esse tipo de música?”, “De onde ela se originou?”, “Vocês conhecem algum outro tipo de música ou dança que é  herança do povo africano escravizados?”, “Vocês acham que os africanos contribuíram muito ou pouco na formação da identidade cultural do Brasil de hoje?”, “Por quê?”...
3ª etapa: Após todos esses questionamentos, os alunos receberão um texto em fichas individuais que terá como título: As contribuições da cultura africana para o Brasil. O texto fala como era a vida dos escravos além do trabalho e, mostrando seus costumes, suas danças, rítimos, instrumentos musicais e religião. Será solicitado que alguns alunos leiam partes do texto em voz alta e durante a leitura haverá pequenas pausas para comentários e questionamentos relativos ao texto relacionando as respostas, àquelas respondidas depois da música que foi tocada.
4ª etapa: Os alunos receberão individualmente, uma atividade de palavras cruzadas, no qual a palavra centralizada será AFRICANOS, que dará origem a 9 palavras que consistem em nomes de religião, danças, comidas, canções e instrumentos musicais de origem africana. O professor pedirá que os alunos um a um, leiam o significado de cada palavra a ser descoberta e em seguida  escrita na cruzadinha. As palavras serão as seguintes:  Agogô, Feijoada, Acarajé, Capoeira, Reco-reco, Candomblé, Lundu, Tamborim e Samba.
5ª etapa:  Como atividade de casa, os alunos irão pesquisar algumas heranças culturais africanas, registrar  em seus cadernos e trazer na aula seguinte. Além disso, será pedido que os alunos tragam alguns materiais para a confecção dos instrumentos musicais:  latas de leite e refrigerante, sacos plásticos de cereais, caroços de milho ou feijão crús, cordão, etc.

Segundo dia
1ª etapa: Será perguntado aos alunos o que foi que eles encontraram na pesquisa feita, solicitadas na aula anterior, referentes as heranças culturais africanas. Em seguida as respostas serão escritas na lousa, organizada  por categorias em um quadro, para melhor visualização pelos alunos.

2ª etapa: Após essa atividade, os alunos irão começar a confeccionar os instrumentos musicais, tamborim e reco-reco, a serem utilizados durante as apresentações na próxima aula.
3ª etapa:  Logo em seguida à confecção dos instrumentos, os alunos  irão ensaiar uma dança para a apresentação no pátio da escola na aula seguinte. Neste ensaio, serão utilizados os instrumentos já prontos, que demonstrarão ritmos e danças africanas.

Terceiro dia
1ª etapa:  As 3 outras turmas da escola, que já serão convidadas com antecedência, irão até o pátio da escola para assistirem à apresentação   da dança ensaiada pela turma do 5º ano, onde serão utilizados os instrumentos feitos pelos alunos. A professora irá falar um pouco sobre as heranças culturais deixadas pelos africanos escravizados e enfatizar suas  contribuições na formação da identidade  do povo brasileiro de hoje.
2ª etapa: Será oferecido um mungunzá  no final da apresentação, lembrando que trata-se de uma comida advinda da culinária africana.
RECURSOS UTILIZADOS: Rádio gravador, CD com música de samba, fichas xerocadas contendo atividades, latas de leite e refrigerantes, caroços de milho ou  feijão crus, cordão, sacos de plásticos de cereais, quadro, giz, lápis e cadernos.
AVALIAÇÃO: Será durante todo o processo de execução das aulas, através de questionamentos e atividades escritas em fichas individuais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário